O ramo da construção civil é um dos que mais consomem energia e recursos naturais do mundo. Por esse motivo, muitas pessoas estão investindo em projetos que causam menos impactos no ambiente. A bioconstrução é uma forma de reduzir custos e também ajudar a população de baixa renda. Sem contar os enormes benefícios que a técnica traz para a natureza.

Mas o que é bioconstrução?

A bioconstrução é uma técnica de construção que utiliza materiais de baixo impacto ambiental como pedra, terra, palha e madeira, criando sistemas alternativos de tratamento de resíduos e consumo de água e energia. É um tipo de moradia que oferece conforto aos moradores por adaptar-se ao clima, oferecendo um estilo de vida sustentável e econômico.

Entre suas vantagens está a redução na geração de resíduos, a economia no consumo de energia, o baixo risco de incêndio e a preservação ambiental. Confira algumas técnicas utilizadas na bioconstrução:

  • COB

É uma mistura feita a prova de fogo e resistente a abalos sísmicos. Suas paredes são grossas e servem para manter a construção quente no inverno e fresca no verão. É uma técnica simples, que molda as paredes como se fossem esculturas.

  • Pau a pique

Possuindo um custo baixo, nessa técnica são construídos painéis de madeira entrelaçados, com varas na horizontal e vertical. Os espaços são preenchidos com barro criando paredes.

  • Adobe

O tijolo é feito a partir de uma mistura de areia, em pequena quantidade, estrume, barro cru e fibra vegetal. Esse tijolo é revestido com massa de areia e cal. O adobe é econômico e regula a temperatura interna. É mais indicado para locais com pouca umidade.

  • Super adobe

É um processo de preenchimento utilizando solo argiloso comprimido para construir paredes e coberturas. É um material de baixo custo e possibilita conforto térmico e acústico.

Etapas da bioconstrução

As etapas de uma bioconstrução consistem no estudo e aproveitamento dos materiais, em gerenciar e tratar os resíduos (esgoto dos banheiros ou fossas, tratamento de água, redução e eliminação de entulhos) e cuidar do conforto térmico e proteção contra a chuva.

Gostou de saber sobre esse tema? Se interessa sobre assuntos relacionados a sustentabilidade? Temos mais no nosso blog!