Para quem está perdido e não sabe o que é cuba, esta é a peça onde você recebe água da torneira, sendo usualmente utilizada na cozinha pela sua ergonomia e praticidade. E para fazer a escolha correta para a sua casa, você precisa conhecer os tipos de cuba que podem compor a sua cozinha. Vamos lá?

Tipos de cuba mais comuns

Antes de falarmos dos tipos mais comuns da peça, precisamos entender que não tem uma classificação geral para esse objeto. Geralmente, os profissionais da área e fabricantes categorizam a peça pelo seu estilo de montagem ou pela sua ergonomia.

Cubas pelo seu estilo de instalação

Atualmente existem três tipos de cuba mais comuns considerando seu tipo de instalação. Cada uma delas tem uma finalidade, que deve ser analisada de acordo com o seu objetivo. No geral, as cubas são classificadas como undermount, flush ou semi-flush.

A peça undermount é instalada pela parte de baixo da bancada e é uma opção prática e higiênica, pois não deixa nenhum relevo no caminho na hora da limpeza. Um cuidado que se deve ter com esse tipo de peça está no recorte da bancada que, pela cuba ser embutida, deve estar perfeitamente acabado.

No sistema flush, a cuba fica perfeitamente nivelada à bancada, também sendo uma opção higiênica e que não gera acúmulo de sujeira. Já a cuba semi-flush é instalada sobre a bancada.

Você pode conferir melhor cada tipo na imagem abaixo:

Fonte: Tramontina

 

Cubas pelo seu formato

Existem diversas possibilidades quando falamos dos tipos de cuba pelo formato. Neste ponto, o que mais vale é o seu tipo de uso e como a peça irá ornar no projeto da sua cozinha. O tamanho também deve ser levado em consideração, mas, nesta questão, o seu arquiteto seria a melhor pessoa para te orientar.

A cuba simples é ideal para espaços pequenos, preservando a bancada e mantendo a sobriedade e a praticidade. A peça possui variações de formatos, podendo ser retangular ou redonda, além de diferentes tamanhos.

Fonte: Franke

 

Já a cuba e meia é uma opção mais espaçosa que contribui na utilização diária da sua cozinha. Ela possui duas áreas de uso, uma maior e uma menor, facilitando o uso de acessórios e auxiliando na higienização.

Fonte: Strake Inox

 

A cuba dupla é uma opção prática e multifuncional que te auxilia em diversas funções. Ela possui diferentes formatos, tamanhos e estilos, sendo uma peça versátil e que se adequa aos seus objetivos. Ela também possibilita o uso de diversos acessórios que te auxiliam na hora de cozinhar.

Fonte: Franke

 

Se você utiliza muito a sua cozinha, adora cozinhar e experimentar possibilidades ou busca uma peça para o seu restaurante ou negócio gastronômico, a cuba tripla pode ser a opção ideal para você. Com muitas possibilidades de uso, a peça é multifuncional, prática, higiênica e te auxilia no uso diário. 

Fonte: Franke

 

Agora que você conhece os principais tipos de cuba para cozinha, a escolha fica bem mais fácil. É importante considerar todas as características estéticas e práticas da peça, para que você aproveite ao máximo o que a cuba pode te oferecer. E não se esqueça que em nossa loja nós contamos com diversas opções de cubas para diferentes objetivos, vale a pena dar uma conferida!