Para muita gente, o home office é uma realidade. Mas, para tantas outras, acabou virando uma novidade, diante do cenário de pandemia do Covid-19 que o mundo está vivendo. Em muitas profissões, trabalhar em casa é totalmente possível. Para outras, nem tanto. Por isso, adaptações são necessárias para que a demanda de trabalho seja cumprida com êxito. Para te ajudar a passar por esse período com calma e tranquilidade, selecionamos cinco dicas que vão te ajudar a manter o foco e ser produtivo. Confira!

 

  • Escolhendo o local de trabalho

Antes de começar o home office é importante escolher um ambiente da sua casa para ser seu escritório. Evite ficar mudando de local a cada dia, escolha um cômodo e, caso necessário, faça adaptações para que ele te traga o máximo possível de conforto. O espaço deve ser silencioso, iluminado, arejado e ter por perto tudo o que você vai precisar para realizar o seu trabalho.

 

  • Estabeleça uma carga horária e a cumpra

Trabalhar em casa te dá mais flexibilidade em relação aos horários. Mas é necessário estabelecer uma carga horária ao longo do dia e ser disciplinado para cumpri-la. Evite distrações e mantenha o foco durante as horas em que estiver trabalhando. Lembre-se de fazer pausas programadas para as refeições e manter-se hidratado. Alongar, fazer pequenas caminhadas e respirar corretamente são essenciais para relaxar e evitar o desgaste do corpo e da mente.

 

  • Prepare-se e tenha um plano de trabalho

Comece o dia cumprindo sua rotina como se fosse sair de casa para trabalhar. Faça um exercício físico, tome seu café da manhã e se arrume para iniciar as atividades. Antes de começar sua jornada de trabalho, faça uma lista com as tarefas que devem ser cumpridas no dia por ordem de prioridade. Disciplina é essencial para ser produtivo, por isso tenha foco para conseguir chegar ao final do dia com a lista de tarefas concluída.

 

  • Tire um tempo para interagir

O trabalho em casa pode acabar deixando a sensação de isolamento, uma vez que você não está em um escritório convencional compartilhando as atividades com uma equipe. Por isso, interaja com a família e amigos e mantenha contato com seus parceiros, clientes e fornecedores não apenas por e-mail ou whatsapp, mas também por telefone e vídeo para que a interação seja mais humana e menos virtual. Evite o isolamento.

 

  • Finalize a jornada de trabalho da forma certa

Não é porque você está trabalhando de casa que não existem limites. Quando finalizar as horas de trabalho do dia, arrume seus materiais, desligue o computador e encerre o expediente como faria no escritório. Cuidado para não perder a noção do tempo, ative o alarme e aproveite o final do turno para relaxar e descansar para o dia seguinte.