Se você busca valorizar algum cômodo da sua casa é certo que a escolha das cores e da iluminação podem ajudar bastante. Seja para lazer, descanso ou trabalho, cada um desses espaços possui peculiaridades que podem ser ressaltadas para tornar o ambiente aconchegante.

As cores e a iluminação influenciam diretamente no bem-estar, nas sensações e até na qualidade do sono do morador. Por isso, é tão importante saber mais sobre as cores, divididas em frias e quentes, e quais são as mais indicadas para cada tipo de ambiente. Da mesma forma, a iluminação deve ser pensada individualmente respeitando a função de cada espaço.

Preparamos um guia com informações que vão te ajudar. Confira!

A escolha entre luz quente ou fria faz toda a diferença nos ambientes.

Luz quente ou amarela

A luz quente ou amarela oferece bem-estar ao ambiente e é muito utilizada para iluminar áreas de descanso, como o quarto e a sala de estar, trazendo um clima aconchegante ao espaço.

Luz fria ou branca

Já a luz branca ou fria é muito utilizada para dar a sensação de amplitude, atenção e limpeza aos ambientes. Ela é bastante comum em escritórios, cozinhas e lavanderias. O tom desperta e ajuda a manter o foco nas atividades. Os LEDs, por exemplo, conseguem produzir um branco mais puro e muitas opções estão disponíveis no mercado.

Cores quentes

As cores quentes são o vermelho, laranja e amarelo, muito usadas em sala de jantar e estar, área gourmet, cozinha e locais de trabalho e estudo. Por serem vibrantes, elas estimulam a confiança, o apetite, a animação, a força de vontade e a agilidade.

Vibrantes, as cores quentes estimulam a confiança.

Cores frias

As cores frias são o verde, o azul e o violeta. Normalmente são usadas em quartos, banheiros, consultórios, SPAs e salas de espera. Essas cores trazem a sensação de relaxamento, paz e sossego, transmitindo bem-estar.

Relaxamento, paz e sossego são características das cores frias.

Cores neutras

Entre as cores quentes e frias, existem as neutras. Elas ajudam a complementar algum espaço preenchido por uma cor mais vibrante e também são usadas em ambientes bem iluminados e que fogem do branco total. Remetem à discrição, clareza e seriedade e se adaptam em diversos ambientes como sala, cozinha, banheiro ou quarto.

Cores neutras são usadas em ambientes bem iluminados e que fogem do branco total.

Agora que você já sabe mais sobre o poder das cores e da iluminação ficará mais fácil decorar os ambientes da sua casa!