Nunca passamos tanto tempo dentro de casa. E não por escolha, mas seguindo as orientações de isolamento social no combate ao Covid-19. Para muitos, o momento de reclusão é uma forma de aproximação com familiares e amigos, mesmo que a distância, e reconexão consigo mesmo. Nesse cenário, nossos lares passaram a ser nossos refúgios, lugar seguro para se estar. Mas será que o lugar onde vivemos tem nos trazido a paz e a tranquilidade que precisamos nesse período turbulento?

Sabendo como é importante nos sentirmos bem e acolhidos em nossas próprias casas, preparamos algumas dicas de como deixa-la aconchegante. Muitas vezes, apenas detalhes e elementos decorativos podem transformar completamente o espaço. Alguns truques fáceis e práticos vão te ajudar. Confira!

 

Use almofadas nos sofás e nas camas

 

Almofadas na cama deixam o quarto mais aconchegante

 

Essa dica faz toda a diferença. Além de deixar o ambiente mais bonito e com cara de aconchego, também traz mais conforto. Escolha cores e estampas que combinem com o ambiente. Invista em capas diferentes para as almofadas, assim você poderá trocá-las e terá sempre um visual diferente nos ambientes.

 

Tenha um tapete na sala

 

Nada como pisar em um tapete bem macio

 

Esses itens de decoração reforçam a sensação de conforto e dão um toque elegante ao ambiente. Siga a mesma dica das almofadas e opte por cores que harmonizem com o ambiente. Quanto maior o tapete, maior a sensação de acolhimento. E se eles forem fofinhos, melhor. Nada como pisar em uma superfície macia para relaxar!

 

Cultive espécies de plantas

 

Uma planta deixa qualquer ambiente com mais vida

 

Ninguém tem dúvida de que uma planta dá vida a um ambiente! As plantas são aliadas na decoração da sua casa. Pequenas ou grandes, elas devem ser posicionadas em locais que não atrapalhem a passagem.

Iluminação natural

 

Um ambiente bem iluminado traz boas energias

 

Deixe a luz entrar e sinta-se reconfortado pelo bem-estar que a iluminação natural traz para qualquer ambiente. Escolha cortinas com tecidos leves para que a luz possa entrar mais facilmente. Abrir as janelas para o ar circular é importante. Assim, os espaços vão ficar mais arejados, iluminados e acolhedores.

 

Madeira na decoração

 

Um toque de madeira deixa o ambiente mais aquecido

 

A madeira ajuda a deixar os ambientes aconchegantes e visualmente mais aquecidos. Ela pode estar na mobília ou no revestimento do piso ou da parede.

 

Acerte na escolha das cores

 

Os tons mais claros ampliam os ambientes e os deixam mais aconchegantes

 

Aliada da boa iluminação, a escolha certa das cores faz toda a diferença na hora de criar um ambiente aconchegante. Cores claras são boas pedidas para dar amplitude visual aos ambientes, especialmente os menores.

 

Objetos decorativos não podem faltar

 

Objetos decorativos deixam os ambientes aconchegantes

 

Para deixar sua casa bonita e aconchegante, os objetos decorativos são essenciais. Coloque-os no chão, em armários, prateleiras e mesas de cabeceira e de centro. As peças que tem uma história importante para você vão deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Um abajur também é uma boa escolha, além de decorar, ilumina e cria um ambiente intimista.

 

Quadros e porta-retratos criam ambiente acolhedor

 

Uma parede de quadros ou fotos é uma ótima escolha

 

Quadros nas paredes também trazem bem-estar e conforto, além de dar aquele toque na decoração. Conte a história de sua família usando porta-retratos com fotos de momentos especiais. Eles podem estar nas paredes de um corredor ou em móveis do quarto e da sala.

Com essas dicas, impossível não sentir a sua casa te abraçando!