Com um ar clean, minimalista e um toque contemporâneo, o estilo escandinavo vem ganhando cada vez mais espaço na decoração. A tendência teve sua origem no norte da Europa, por volta do século XX, abrangendo os países da região conhecida como Escandinávia, que inclui Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca, onde muitos objetos artesanais ganharam destaque. 

Uma característica forte desse estilo é a predominância do branco, que conversa muito bem com detalhes estampados ou em tons diferentes para compor o ambiente. Materiais como linho, algodão e lã nas almofadas, edredons, cortinas e tapetes trazem o aconchego necessário para o estilo. A madeira também é muito utilizada, principalmente no piso e, na maioria das vezes, em cor clara. 

Simplicidade é a palavra chave do estilo escandinavo! Separamos alguns ambientes com essa decoração para você se inspirar e reproduzir na sua casa. 

Sala

As paredes brancas e os móveis também em tons claros ganham destaque com o chão e outros detalhes de madeira. Já os vasinhos de plantas trazem mais vida ao ambiente. O estilo escandinavo é assim: sutil, mas com muita elegância.

Neste outro caso, a parede permanece em tom claro, assim como o chão em madeira clara, que ajudam a dar amplitude ao ambiente. Mas, os destaques estão na poltrona na cor azul com uma almofada estampada e uma manta sobre ele, levando ainda mais leveza e conforto para o ambiente. Plantas também são bem-vindas para trazer frescor.

Plantas também são bem-vindas para trazer frescor

Quarto

Neste quarto, observamos que a cor branca prevalece em todos os objetos, cama, estante, quadros, travesseiros e cobertores. Característica forte do estilo escandinavo, deixando o ambiente mais clean e passando uma sensação de espaço maior. No exemplo, a cor fica por conta das plantas, que sempre marcam presença.

Com uma pegada um pouco mais diferente, esse quarto possui alguns tons escuros em destaque. O piso perde a cor madeira clara, como esperado no escandinavo, e ganha um tom mais escuro. As paredes ganharam tons de cinza e a cama, apesar de ser branca, também traz elementos coloridos, como as almofadas. A manta em tricô dá um toque nórdico mais aconchegante ao ambiente. 

A manta em tricô dá um toque nórdico mais aconchegante ao ambiente

Cozinha

Iluminada e clean, a cozinha no estilo escandinavo também segue a tendência do branco com madeira. O piso também é em tom claro, assim como os móveis. O verdinho das plantas chega até a cozinha para dar um charme.

A cozinha no estilo escandinavo também segue a tendência do branco com madeira

Mais um exemplo de cozinha escandinava, só que, desta vez, com um toque de cor preta, trazendo um peso maior para esse estilo simples e branco, em sua maioria. Apesar da cor mais escura no ambiente, todos os outros elementos permanecem na cartela de cores e materiais usados no estilo. Não tenha medo de ousar e dar o seu toque pessoal!

Elementos na cor preta trazem um peso maior para a cozinha

Objetos que podem ser usados no estilo escandinavo

Cestos de palha, almofadas, cobertores estampados, mantas em lã, algodão ou linho e quadro com molduras de madeira clara são algumas das opções para quem deseja dar um toque escandinavo na casa. Mas lembre-se que as cores devem apenas ser usadas em elementos para compor o ambiente, já que a cor branca é o grande destaque desse estilo de decoração.

Cestos de palha, almofadas, cobertores estampados são algumas opções