O conceito de um cômodo entre quatro paredes vem mudando ao longo do tempo. Sala separada da cozinha e varanda isolada do restante da casa já não têm agradado tanto os mais antenados nas novidades do mundo da arquitetura e decoração. A nova tendência são os ambientes integrados.

O estilo é sinônimo de praticidade e jovialidade e agrada as pessoas que gostam de receber amigos e familiares para uma comemoração ou um jantar especial. Ter a cozinha no mesmo espaço que a sala de jantar e a sala de estar cria um ambiente amplo e que oferece mais interação entre as pessoas. Ler, escrever, assistir televisão, ouvir música, cozinhar e conversar ao mesmo tempo é uma das vantagens dos ambientes integrados. 

E como decorar de forma certa?

Diferente dos ambientes com quatro paredes, porta e janela, os espaços integrados precisam seguir uma linha de raciocínio ainda mais minuciosa na hora de pensar na decoração, para que ela converse e se complemente entre os espaços.

Neste ambiente integrado, as cores predominantes são o marrom, o nude e o branco

Vamos usar a imagem acima como exemplo. Perceba que em todos os ambientes as cores predominantes são o marrom, o nude e o branco. A madeira, explorada nos móveis e no piso, harmoniza muito bem. As luminárias possuem uma pegada de design moderna e sofisticada. A adega, apesar de pequena, se encaixa muito bem na cozinha, tudo pensado com planejamento.

Sala de estar e sala de jantar interligadas à piscina

O exemplo acima também traduz o que foi dito no início deste texto: portas e janelas maiores são fundamentais. Na foto, a sala de jantar junto à sala de estar interligadas à varanda e à piscina. Com predominância em cinza e alguns detalhes em preto e branco, com leve toque de madeira. Tudo em harmonia!

E você, gosta da proposta de ambientes integrados? Aproveite nossas dicas!