Paredes de tijolos aparentes, revestimento de cimento queimado, tubulações, canos e vigas aparentes. Essas são algumas das características do estilo industrial, que vem ganhando fama entre quem adora inovar na decoração. Com muita personalidade e história, o estilo nasceu em Nova Iorque, entre as décadas de 1950 e 1970, quando galpões, fábricas e garagens foram adaptados e se transformaram em lofts residenciais, sem perder a essência industrial.

Originalmente, os amplos espaços integravam os ambientes, unificando quarto, sala e cozinha. Para quem não tem essa possibilidade, mas quer adotar a decoração industrial em casa, muitas maneiras de customização são possíveis sem precisar fazer grandes mudanças estruturais.

Uma parede de tijolos no quarto, outra de cimento na sala somada a algumas estruturas expostas e tubulações aparentes e o estilo ganha forma. Uma dica para acompanhar o acabamento rústico é misturar cores vibrantes e abusar de acessórios e móveis que conversem com a decoração, sempre levando em consideração o estilo e o gosto pessoal. Saiba mais sobre as características do estilo industrial e se inspire!

Cimento queimado e concreto

Quer deixar o ambiente com cara industrial? Opte por revestimentos em cimento queimado ou concreto na parede e no piso. Construir bancadas e balcões de concreto e deixá-los sem acabamento também é uma boa escolha para deixar o ambiente rústico.

Uma parede de cimento queimado ou concreto faz toda a diferença.

Tijolos aparentes

Esse tipo de material vai deixar o ambiente aconchegante e rústico, remetendo às fábricas e aos galpões. Algumas construções mais antigas têm paredes de tijolos, que podem estar escondidas pelo reboco e pela pintura. Para quem não tem essa possibilidade e deseja criar uma parede de tijolos do zero é necessária a ajuda de um profissional na hora da aplicação para um trabalho bem feito.

Uma parece de tijolos deixa o ambiente aconchegante e rústico.

Tubulações expostas

Tubulações hidráulica e elétrica expostas são características bem fortes do estilo. Além disso, é uma ótima opção para quem procura economizar na hora da reforma. Para um ar mais sofisticado, dê preferência para as tubulações metálicas. Se elas forem de PVC, uma opção é pintá-las em tom metálico ou até mesmo com alguma cor mais forte. O contraste deixará o ambiente incrível!

Para um ar mais sofisticado, opte pelas tubulações metálicas.

Aço e madeira rústica

Na hora de escolher os móveis que vão decorar o ambiente industrial opte pela mistura de madeira e aço. Como o aço traz certa frieza ao ambiente é válido complementar com madeira nas estantes, cadeiras, mesas e armários, por exemplo.

Na decoração, mistura de madeira e aço.